top of page
Uruguay (Montevideo/Colonia)

A primeira vez que o Uruguay apareceu em minha vida foi em 1970. Eles foram nossos adversários na semifinal da Copa do Mundo do México. Aquele jogo marcou-me, e representou minhas primeiras fortes emoções no futebol. O Brasil saiu perdendo e seria eliminado.

Durante a semana ouvi meu pai comentar várias vezes sobre a derrota do Brasil para o Uruguay na final da Copa de 1950, com um Maracanã lotado. Parecia que, mais uma vez, a Celeste Olímpica nos faria chorar. Porém, logo após o gol uruguaio, quando minhas lágrimas ainda caiam, meu pai foi taxativo: “vamos ganhar, fique tranquilo!” Ele tinha razão.

Nos últimos tempos voltei a me interessar pelo vizinho do sul. Agora, não pelo futebol, mas por saber que foi um dos primeiros países da América do Sul a consolidar um Estado laico e a reconhecer o divórcio já no inicio do século XX. Mais recentemente, legalizou o aborto, o uso da maconha e elegeu Pepe Mujica como presidente.

Nessa viagem pude constatar que o Uruguay tem particularidades interessantes. Um povo gentil, uma capital limpa e organizada e, como se fosse uma cidadezinha do interior, pegam suas cadeirinhas e vão para as Ramblas bater papo ao final de um dia de sol.

Deixo aqui algumas fotos que fiz em Montevidéu e Colonia del Sacramento, fundada pelos portugueses quando ainda dominavam aquelas terras.

 

Clique na foto para ampliar e melhor visualizar. 

bottom of page