top of page
Praia Clube de Uberlândia

Para Fernand Braudel, “todo historiador deve ter um território próprio, uma cidade eleita, um observatório privilegiado, perfeitamente conhecido, desde o qual pode ver melhor os destinos do mundo”. No mesmo sentido, no campo da fotografia, Tino Soriano, fotografo catalão premiadíssimo, afirma que sua “cidade” eleita não é Barcelona, sua cidade natal, mas sim Banyoles, pueblo onde mora, vizinho a capital. Ali, quando não está viajando pela National Geographic, há anos, fotografa sua vizinhança, o lago, e, cada dia tem um novo olhar, capta novas cores a depender do horário, do dia do ano, das migrações dos pássaros, do ir e vir das pessoas.

Longe de passar perto da estatura acadêmica de Braudel e da qualidade artistica de Soriano, utilizo o Praia Clube como minha “cidade” eleita desde que comecei dedicar-me com mais afinco à fotografia. Ali tenho a possibilidade de fotografar a natureza, a arquitetura e fazer retratos.

O Praia Clube, cuja beleza procuro retratar nas fotos aqui postadas, é cada vez mais nacionalmente reconhecido. Não pela sua beleza, mas pelas equipes desportivas, particularmente, do vôlei feminino. Os que não o conhecem estranham o seu nome. Afinal, como pode praia no cerrado brasileiro. Em algumas das fotos a origem do nome do clube ficam evidentes. Para os que conhecem o Praia, constatarão que as fotos aqui postadas não permitem retratar a grandeza do clube. Com o tempo vou disponibilizando novas. Bom passeio!

bottom of page