top of page
Mil Violas

No dia 28 de outubro de 2017, a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo, regida por Rui Torneze – maestro da Orquestra Paulistana de Viola Caipira – a maior orquestra de viola caipira do Brasil, com mais de 600 violeiros, entoou em uníssono de violas e vozes oito músicas do cancioneiro brasileiro:  Beijinho Doce, Boiadeiro Errante, Chora Viola, Hino de Reis, Meu Reino Encantado, Saudade de Minha Terra, Vide Vida Marvada e La Paloma.

A ação, enviada para o Guinness World Records  – Largest Viola Caipira Ensemble – foi aceita pela “Autoridade Global em Recordes Mundiais” e aguarda envio de evidências para confirmação do recorde.

Célebres momentos, em tributo a viola de 10 cordas e às diferentes vertentes que Ela representa, foram vividos  antes da formação da grande orquestra. No ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia, apresentados por Jackson Antunes (violeiro e ator), exibiram-se vários violeiros renomados.

O homenageado da edição de 2017 do MIL VIOLAS foi José Dias Nunes, nome de batismo do consagrado Tião Carreiro. Mineiro de Montes Claros, Tião Carreiro foi um dos maiores violeiros do país e, mesmo após sua morte, no fatídico 15 de outubro de 1993, as pessoas continuam cultuando o ídolo. 

bottom of page