top of page

Litoral das Baleias/do Descobrimento

No extremo sul da Bahia encontra-se o município de Prado. Seu litoral é conhecido por Costa das Baleias, devido à ocorrência de Baleias Jubarte no período de julho a outubro, ou por Costa do Descobrimento, por ter sido na Barra do Cahy, praia ao norte do município, que provavelmente ocorreu o primeiro ancoradouro da esquadra Portuguesa em 1.500.

Uma de suas praias, Cumuruxatiba, nome de origem indígena, é uma vila de pescadores com muitos quilômetros de areia. Seu nome é de origem pataxó (Cumuruxa  quer dizer maré baixa e tiba maré alta) é uma mensão à grande oscilação das marés do local. O antigo pier de Cumuruxatiba, cartão postal da Praia da Vila, se incorporou à paisagem do lugar. Ele foi construído nos anos 1950 por uma empresa alemã com objetivo de facilitar o acesso de navios à praia para retirada da areia monazítica. Dizem ser esse o segundo maior píer do mundo, com mais de 600 m de extensão.

Mais ao norte, segundo os historiadores, a Barra do Cahy seria um dos mais prováveis local de desembarque português em 22 de abril de 1500. Ali, Nicolau Coelho, integrante da esquadra de Cabral, teria encontrado por primeira vez com os povos nativos. Essa probabilidade se deve ao fato de que, em abril, época da chegada dos navegantes portugueses, são comuns as ressacas do mar e ventos fortes do sul, que dificultariam a aproximação em outras praias por possuírem recifes. Em face dessas condições é que os portugueses dirigiram-se mais ao norte, buscando um porto seguro.

A seguir apresento uma pequena seleção das fotos que fiz nesse inicio de 2018.

Para visualizar melhor clique na foto para ampliar.

bottom of page